12 de dezembro de 2010

Pintura Bauernmalerei

 Pintura de Camponês (do alemão “Bauern” = camponês e “Malerei” = pintura). A “Bauernmalerei” tem origem entre os camponeses da Áustria, Alemanha e Suíça nos séculos 17 e 18. O folclore desse estilo de pintura foi uma forma alegre e barata que a população rural encontrou para decorar as suas casas.
Enquanto a nobreza exibia um mobiliário requintado e marchetado, os camponeses passaram a pintar móveis, portas, paredes, tetos, floreiras e peças de decoração em geral com um estilo próprio. Essa tradição atravessou as gerações e pode ser reconhecida até hoje em residências e interiores de outras construções.
Forte expressão da arte folclórica alemã, o bauern é também denominado Pintura Bávara. Isto porque a Bavária é a região da Alemanha que com mais força promove esta arte.
A pintura camponesa retrata a visão simples da natureza, como as flores (rosas e tulipas) e os pássaros, em cores fortes e contrastantes. Há variações como o Rosemaling, originária das áreas rurais da Noruega, que utiliza tons mais sóbrios e o Zhostovo, tradição do povo russo, cujos motivos são ramalhetes de flores, iluminados em fundo preto.
O Bauernmalerei espalhou-se pela Europa e pelo mundo, influenciada gradualmente por tendências artísticas e arquitetônicas. Constitui hoje um elemento de decoração que pode encontrar seu espaço em qualquer ambiente, dependendo do estilo da peça e da característica do desenho ou motivo utilizado, que passa pela linha “folk” (enfoque da pintura mais rústica e carregada em tinta e cor) até os desenhos de toque mais suave e delicado.

Um comentário:

Berna disse...

Blogger também é cultura! Li sobre o Bauernmalerei e fiquei encantada com essa arte ao mesmo tempo forte e muito delicada nos seus traços.
Obrigada por visitar o meu blog.
Beijos